Você sabe o que é um plano de contingência empresarial? Entenda a importância e as vantagens de ter um?

Você sabe o que é um plano de contingência empresarial Entenda a importância e as vantagens de ter um

Você sabe o que é um plano de contingência empresarial? Entenda a importância e as vantagens de ter um?

Arnaldo Lima advogados, 27 de abril de 2022, 13h42.

No mundo corporativo nunca uma empresa estará cem por cento protegida de problemas, haja vista que riscos de origem externa ou interna podem surgir a qualquer momento causando diversos danos. Porém, existe uma forma de antever estes riscos, que é através da elaboração de um plano de contingência empresarial.

A ideia do plano de contingência empresarial ganhou muita popularidade nos últimos anos, após a inserção de técnicas de compliance e normas anticorrupção nas empresas. Atualmente, muitas instituições possuem setores específicos voltados para a manutenção e análise dos riscos que as empresas podem enfrentar.

Justamente, por isso, é importante ter um profissional com conhecimento jurídico fazendo parte destes setores, ou até mesmo atuando em parceria.

Com um plano de contingência bem elaborado é possível se preparar com antecedência para eventos adversos. Sendo assim, com o devido gerenciamento de riscos é possível reduzir o impacto e a probabilidade de eventos danosos à empresa.

Basicamente, o plano de medidas delineadas para ajudar a controlar uma situação atípica dentro da empresa poderá reduzir os prejuízos e traçar uma sequência de ações necessárias para que os procedimentos afetados durante a emergência voltem a normalidade.

Portanto, através da utilização do plano de contingência o atendimento ao consumidor será mantido o mais próximo da normalidade possível, evitando qualquer insatisfação posterior. Nesta seara, este tipo de “saída” mostra-se de máxima importância, pois pode resguardar a empresa de possíveis demandas consumeristas e cíveis fundadas na falha da sua atividade fim.

Arnaldo Lima advogados, 27 de abril de 2022, 13h42.