Veja como fica o atendimento presencial nas dependências do STJ
Veja como fica o atendimento presencial nas dependências do STJ
Revista Consultor Jurídico, 18 de abril de 2022, 13h42
Com o retorno das atividades presenciais no Superior Tribunal de Justiça desde o início de abril, o público voltou a ter acesso às dependências da corte e aos serviços prestados pessoalmente. O restabelecimento das atividades presenciais consta da Resolução STJ/GP 9/2022, assinada pelo presidente do tribunal, ministro Humberto Martins, e referendada pelo Pleno em 30 de março.
Para o ingresso na sede, estão mantidas as exigências relacionadas à prevenção da Covid-19: aferição da temperatura corporal por termômetro infravermelho, uso de máscara de proteção facial que cubra o nariz e a boca, apresentação do comprovante de vacinação, físico ou digital (ConecteSUS), com pelo menos duas doses — ou dose única, conforme a vacina (na falta do comprovante, as pessoas devem apresentar laudo médico que ateste a impossibilidade de vacinação).
Opções de sustentação
Os advogados que desejam fazer sustentação oral nas sessões de julgamento da Corte Especial, das seções e das turmas podem optar entre a modalidade presencial ou a videoconferência.
Escolhendo a modalidade por vídeo, o advogado deverá utilizar a mesma ferramenta adotada pelo STJ, além de se inscrever para a sustentação oral com antecedência mínima de 24 horas do início da sessão, mediante formulário eletrônico disponibilizado no site do tribunal.
Mais informações sobre as inscrições de advogados para sustentação oral ou questão de fato nas sessões presenciais podem ser obtidas na Assessoria de Apoio a Julgamentos, que está localizada no segundo andar do Edifício da Administração.
O interessado também pode ligar para (61) 3319-9710 ou 3319-9160, ou, ainda, enviar e-mail para nu*********@st*.br“>st*****@st*.br.
As sessões de julgamento continuam a ser transmitidas pelo canal do STJ no YouTube.
Atendimento
Todos os serviços de atendimento judicial estão à disposição dos usuários, como informações sobre trâmite dos processos, protocolo e peticionamento judicial, uso da Central do Processo Eletrônico, despesas processuais, plantão judicial, emissão de certidões e funcionamento do STJ. O horário do Espaço do Advogado é das 9h às 19h.
No local, os advogados podem utilizar as estações de trabalho com acessibilidade, rede Wi-Fi, impressoras, maleiros, salas para reuniões e videoconferências, entre outros serviços.
Para mais informações sobre o Espaço do Advogado, clique aqui.
O atendimento judicial do Balcão Virtual continua a ser prestado das 10h às 18h, por meio de videoconferência.
Biblioteca Ministro Oscar Saraiva
A Biblioteca Ministro Oscar Saraiva recebe o público externo para estudos e consultas ao acervo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. O acesso à biblioteca se dá por ordem de chegada, respeitado o limite de 50% da sua capacidade.
O uso de máscaras no local é obrigatório, assim como a higienização das mãos e o distanciamento mínimo entre as pessoas.
Jornalistas
Inaugurada em 2019, a Sala de Imprensa é de uso exclusivo de jornalistas fica aberto das 9h às 19h. O ambiente, estruturado para dar apoio aos profissionais que fazem a cobertura das atividades do tribunal, está localizada no Edifício dos Plenários, no mesmo andar das salas de sessões. Com informações da assessoria de imprensa do Superior Tribunal de Justiça.
Revista Consultor Jurídico, 18 de abril de 2022, 13h42