Como é a composição do STF e do STJ ?

A composição do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no Brasil é definida pela Constituição Federal. Aqui estão as principais características de cada tribunal:

  1. Supremo Tribunal Federal (STF):

– Composição: O STF é composto por 11 ministros.

– Nomeação: Os ministros do STF são nomeados pelo Presidente da República, com a aprovação do Senado Federal.

– Requisitos: Para ser nomeado ministro do STF, é necessário ter notável saber jurídico e reputação ilibada. Normalmente, os ministros são escolhidos entre juristas, advogados, membros do Ministério Público e magistrados.

– Mandato: Os ministros do STF têm um cargo vitalício, a menos que se aposentem compulsoriamente ao atingir a idade de 75 anos.

  1. Superior Tribunal de Justiça (STJ):

– Composição: O STJ é composto por 33 ministros.

– Nomeação: Os ministros do STJ são escolhidos a partir de três fontes: um terço dos ministros são escolhidos dentre juízes dos Tribunais Regionais Federais, um terço entre desembargadores dos Tribunais de Justiça dos estados e do Distrito Federal, e um terço é escolhido dentre advogados e membros do Ministério Público com notável saber jurídico e idoneidade moral. A nomeação é feita pelo Presidente da República, com a aprovação do Senado Federal.

Lembre-se de que essas informações são baseadas na Constituição Federal de 1988 e em legislação posterior. Pode haver mudanças nas regras e regulamentos ao longo do tempo.